Festival gratuito em SP reúne filmes, debates e shows sobre memória, terra e liberdade

Com programação ampla, com Alma Negra na abertura, debates sobre memória de Vladimir Herzog, shows de Leci Brandão, peças teatrais, lançando o Prêmio Marimbás e sessões em espaços como CCSP, Cinemateca Brasileira, Galpão Elza Soares, Espaço Petrobras de Cinema e Reserva Cultural, além da CultSP Play. A circulação acontece de 25/11 a 2/12, com entradas gratuitas e acesso via retirada de ingressos antes das sessões.
Alma Negra mergulha no universo afro-brasileiro pela música soul, valorizando a cultura negra e a luta política contra o racismo. O filme acompanha o olhar de importantes intelectuais negras dos anos 1970 e de hoje, como Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez e Edneia Gonçalves. Ao explorar bailes black como espaços de resistência, a obra destaca a memória e a identidade negra no Brasil, conectando passado e presente da luta pela igualdade.
Entre as novidades, destaca-se o ciclo de homenagem a Vladimir Herzog, marcando 50 anos de seu assassinato, e a cerimônia inaugural do Prêmio Marimbás, com Sebastião Salgado (in memoriam) e Zezé Motta entre os agraciados, além de apresentação especial de Leci Brandão. No Galpão Elza Soares, haverá almoço da Cozinha Escola Dona Ilda (MST), Discopédia e show de Leci Brandão, e a peça Cerrado! do Grupo Pano no CCSP. O debate Memória, Terra e Liberdade reúne Malcom Ferdinand e Geni Núñez no CCSP, 27/11.
A programação audiovisual traz filmes, séries e documentários de diretores como Aurélio Michiles, Evaldo Mocarzel, Joel Zito Araújo e Tainã Müller, incluindo curtas sobre povos indígenas, LGBTQIA+ e meio ambiente. O CultSP Play disponibiliza oito curtas gratuitamente. O festival é uma parceria do Instituto Vladimir Herzog com a Criatura Audiovisual, patrocinado pela Petrobras (Lei Rouanet) e CAIXA. Memória, terra e liberdade se tornam prática democrática.
Literatura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





