O álbum Vozes Vissungueiras traz uma nova leitura de uma tradição ancestral

A música brasileira ganha mais uma obra-prima com o lançamento do single “Andambi”, primeira música do álbum “Vozes Vissungueiras”. Interpretada por Salloma Salomão e Sérgio Pererê, “Andambi” é uma releitura contemporânea de um canto afro-mineiro do século XIX, o Canto do Meio-Dia, documentado em 1943 por Ayres da Mata Machado Filho. A canção foi disponibilizada nas principais plataformas de streaming em 11 de novembro, antecipando a estreia do disco.
“Vozes” é um projeto com direção musical de Salloma Salomão e curadoria de Rita Teles. O álbum reúne artistas e pesquisadores da tradição vissungueira, uma herança ancestral que continua viva nas comunidades quilombolas e na música brasileira. A canção “Andambi” ressignifica essa herança cultural, incorporando também as vozes de Juçara Marçal, Tiganá Santana, Graciela Soares, Rita Teles e Luciano Mendes.
O álbum “Vozes Vissungueiras” será lançado em 10 de dezembro e vai além da música, com uma agenda de shows do projeto. A pré-estreia ocorrerá no Parque do Povo, em Itapecerica da Serra, em 30 de novembro, encerrando a programação do Mês da Consciência Negra. O lançamento oficial será no Centro Cultural São Paulo, em 13 de dezembro.
“Vozes Vissungueiras” é uma celebração da cultura afro-brasileira e uma ode à tradição vissungueira. Através da música, o projeto busca preservar e reinterpretar os cantos afro-mineiros de matriz bantu, transmitidos oralmente por gerações nas comunidades quilombolas de Serro e Diamantina, em Minas Gerais.
Music On é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





