Livro une poesia, psicologia e espiritualidade para transformar dor em descoberta

O poeta, músico e psicólogo mineiro Pedro Santos lança seu terceiro livro, “Graça” (Impressões de Minas), obra que costura sofrimento e leveza em versos que transitam entre espiritualidade, ciência e experiência clínica. Com lirismo crítico, transforma dor e ansiedade em matéria poética, explorando as fronteiras entre o humano e o terapêutico.
Nascido de um tempo marcado por remédios, diagnósticos e crises existenciais, o livro se apresenta como mergulho íntimo de um eu lírico cercado pelos saberes “Psi” e, ao mesmo tempo, gesto de resistência e reconciliação com a vida. A proposta celebra a capacidade de refazer-se, encontrando respiro e sentido em meio ao caos contemporâneo.
Com o subtítulo “ou porque há vida e psicopatologia”, a obra convida a múltiplas camadas de leitura e dialoga com referências como Jung e Marie‑Louise von Franz, vendo nas adversidades uma oportunidade de transformação. Em chave irônica e crítica, conversa também com Frantz Fanon e Nise da Silveira para provocar a psicologia e seus excessos.
Escrito entre 2023 e 2025, Graça marca uma virada no olhar do autor: da melancolia à criação como cura possível, reunindo silêncio, ritmo e experimentação — incluindo diálogos com a poesia concreta ao usar espaços em branco como pausa e vazio. Mineiro de Belo Horizonte e formado em Psicologia pela UFMG, Pedro é autor de O cavaleiro de copas (2021), Um fim de tarde nunca sabe de nada, só acontece (2023) e do disco Feliz Cidade (2021).
Literatura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





