Fábricas de Cultura da Zona Norte celebram novembro

Programação une consciência negra, sustentabilidade e arte periférica

Divulgação

As Fábricas de Cultura Brasilândia, Jaçanã, Núcleo Taipas e Vila Nova Cachoeirinha apresentam uma agenda diversificada em novembro, com atividades em torno do Mês da Consciência Negra, da COP30 e de experiências que valorizam a cultura popular e o protagonismo comunitário. As unidades do programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Organização Social Poiesis, promovem espetáculos, oficinas, exibições e ações que celebram a ancestralidade negra, a arte periférica e o cuidado com o meio ambiente.

A Fábrica Brasilândia abre o mês com o espetáculo Consciência Negra: donos da percussão, que conecta a batida da percussão brasileira às torcidas de futebol e às influências africanas, inspirado em artistas como Jorge Ben Jor e Neguinho da Beija-Flor. Na unidade do Jaçanã, a Batalha do Conhecimento une hip-hop e educação em desafios de rima, enquanto o festival Ritmo e Resistência Jaçanã ocupa o espaço com graffiti, rodas de conversa e apresentações de artistas locais como Mada, Lua e Negandaia. A atividade COP30 no Jaça propõe o plantio de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica para criar um pomar urbano social.

O Núcleo Taipas celebra o mês com a exposição Afroperifa: moda, memória e resistência, de Will Da Afro, que apresenta peças conectando ancestralidade e design contemporâneo. Durante todo novembro, oficinas práticas oferecem oportunidades de aprendizado e geração de renda, como criação de ponto cruz, economia sustentável com tapetes em crochê, produção de embalagem criativa em E.V.A. e capacitação em modelagem com biscuit. O encerramento fica com o espetáculo teatral Reinações da Dona Mirna, inspirado em Sítio do Picapau Amarelo.

A Fábrica Vila Nova Cachoeirinha exibe no Dia do Cinema Brasileiro os documentários Dialogando ao som do vinil e Favela Segue, que abordam a força da música e da cultura preta nas periferias. A unidade participa das ações da COP30 com o projeto Pimp Educa em parceria com o Coletivo Pimp My Carroça para promover o reconhecimento dos catadores como agentes ambientais. A programação encerra com a palestra Notas de escurecimento – letramento racial, com o escritor Plínio Camillo, e a apresentação externa da Camerata Vila Nova Cachoeirinha na Casa das Rosas.

Serviço
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefone: (11) 3859-2300

 

Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Categorias principais

Assine nossa Newsletter

E fique por dentro de todas novidades da cultura pop na semana