Campanha valoriza brasilidade e conecta novas gerações às grandes obras em quadrinhos

A campanha “Clássicos Brasileiros em HQ”, lançada pela SOMOS Literatura, transforma ícones da literatura nacional em histórias em quadrinhos ilustradas por artistas renomados como Guazzelli e Raquel Teixeira. O projeto destaca o lançamento da HQ Iracema, ilustrada pela artista indígena, e busca fortalecer o vínculo dos jovens com o universo literário, aproximando leitores das obras que moldaram o imaginário brasileiro.
Segundo Laura Vecchioli, coordenadora da SOMOS Literatura, a narrativa gráfica abre portas para novas formas de leitura e expressão. Ao reconhecer as HQs como literatura, o projeto conecta complexidade, simbolismo e crítica social à linguagem das imagens, tornando os clássicos nacionalmente mais plurais, acessíveis e relevantes para estudantes e educadores.
A coleção reúne mais de 15 títulos publicados pela Editora Ática, entre eles A Escrava Isaura, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço e Iracema, cada um reimaginado por artistas brasileiros e com referências visuais à cultura e natureza nacional. Especial destaque para Iracema, que traz cores e elementos inspirados na Mata Atlântica e no tropicalismo, aproximando o leitor da identidade do Brasil.
Visando engajar a geração Z, o projeto estimula o uso das HQs em sala de aula e dialoga com o movimento de valorização das brasilidades digitais, tornando a literatura nacional mais criativa e viva. A SOMOS Educação, responsável por selos como Ática, Saraiva e Scipione, incentiva a formação leitora desde cedo pelo portal Coletivo Leitor, que difunde a importância da leitura para o desenvolvimento e a empatia.
HQ é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





