Disco celebra São Paulo e expande o afrobeat com rap, reggae, soul e jazz

A Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta “De Ponta a Ponta”, EP que traduz vivências coletivas da banda em São Paulo — cidade de contrastes, encontros e possibilidades. Seis anos após surgir na cena, o grupo consolida sua identidade combinando narrativas sobre território, tempo, identidade e resistência. Fiel às raízes do afrobeat, a sonoridade se abre para rap, reggae, soul, jazz e MPB, em uma leitura urbana e afro-brasileira.
A chegada da tecladista Anacruse e da baixista Keith Félix adiciona camadas eletrônicas e graves marcantes, sob direção musical de Marcos Maurício, que assina arranjos, edição e mixagem. No repertório, “A Cidade é um Espelho” (Rosa Couto) dialoga com Itamar Assumpção ao encarar o amor e o estranhamento por São Paulo; “O Encanto e a Maquinaria” encara racismo ambiental e o ritmo sufocante da metrópole com símbolos afro-indígenas.
A faixa-título, de Sthe Araujo, encerra como celebração crítica da vida urbana, inspirada no extremo sul paulistano, transformando o “bonde” em metáfora do movimento contínuo da cidade. O visual acompanha a proposta: capa de BraNw evoca uma São Paulo onírica e caótica, num aceno à iconografia de Bitches Brew, enquanto o material audiovisual assinado por Paris Araujo e Igor de Paula reforça a estética de rua e a pulsação do coletivo.
Entre os bastidores, a gestação da trompetista Larissa Oliveira — que deu à luz dias após as gravações — atravessa o processo como força criativa e símbolo de continuidade. Com Rosa Couto, Larissa Oliveira, Stela Nesrine, Ana Góes, Amanda dos Anjos, Anacruse, Keith Félix, Jasper Okan, Pri Hilário, Afrojuu Zambeleua, Vanessa Soares e Sthe Araujo, a Funmilayo afirma potência e independência em “De Ponta a Ponta”, disponível nas plataformas digitais.
Ouça: https://unitedmasters.com/m/de-ponta-a-ponta
Music On é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.