Projeto de inclusão digital e social, que já impacta jovens no Rio de Janeiro, expande suas operações para a capital paulista e prepara lançamento de plataforma online para todo o Brasil.

A DiversiGames, iniciativa social que utiliza os games como ferramenta de transformação e inclusão digital, inaugura oficialmente nesta quinta-feira sua primeira unidade na cidade de São Paulo.
Localizado na Avenida Rio Branco, 1714, o novo polo é um marco na expansão nacional do projeto, viabilizado por um investimento de R$ 4,9 milhões da Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA).
A unidade paulistana, que já está com as obras finalizadas e equipada com mais de 15 computadores de última geração, tem capacidade para atender 150 jovens com cursos profissionalizantes gratuitos.
A grade inclui criação e desenvolvimento de games, programação, arte digital, narrativa para jogos, línguas estrangeiras e letramento digital.
Além disso, há a adição de modalidades de Esports eletrônicos como: Valorant, E-Football, Free Fire, Fortnite e jogos populares como minecraft, pokemon e roblox.
Voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social – incluindo moradores de favelas, pessoas com deficiência (PcD), negros e membros da comunidade LGBTQIAPN+ –, o DiversiGames atua como um hub de formação em cultura gamer, tecnologia e inovação.
O objetivo é democratizar o acesso a um setor em crescimento, promovendo desenvolvimento criativo e oportunidades reais de inserção no mercado.
Expansão Nacional e Metas Ambiciosas
O acordo de cooperação com a CAIXA, formalizado em julho, fortalece o ecossistema de inclusão digital e estrutura a expansão do Projeto DiversiGames Brasil em cinco frentes principais:
- Polo DiversiGames São Paulo: nova unidade com foco em letramento digital e formação em games.
- Trilha Online DiversiGames: plataforma gratuita de cursos acessível em todo o Brasil.
- Educação Financeira e Ambiental: inclusão de conteúdos gamificados sobre sustentabilidade.
- Estúdio de Desenvolvimento de Jogos (RJ): espaço para produção de jogos com narrativas brasileiras.
- Laboratório de Conteúdo e Vínculos Comunitários (RJ): formação de jovens criadores de conteúdo.
Patrocinio
Com o patrocínio da CAIXA, a previsão é impactar, por ano, mais de 1.000 novos alunos com a integração da plataforma de Ensino a Distância (EAD), programada para ser lançada ainda em 2025.
Compromisso com a Inclusão
Todos os espaços da DiversiGames são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD), e os cursos, com duração de 10 meses, possuem metodologia de ensino inclusiva.
Além da CAIXA, o projeto conta com o apoio de parceiros como TikTok, Enel, Kingston, Player1 e DT3.
“Ter a CAIXA junto conosco é um marco na trajetória do DiversiGames.
É o reconhecimento de que os games têm um papel transformador.
Com esse investimento, vamos levar oportunidades reais para mais regiões do país.
A abertura deste centro em São Paulo é mais do que um espaço físico; é a materialização do nosso compromisso de criar pontes de acesso à economia digital”, afirma Mariana Uchôa, presidente do instituto Diversi.
As inscrições para os cursos na nova unidade de São Paulo seguem abertas.
Os interessados podem se dirigir ao novo polo na Avenida Rio Branco, 1714, ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 99806-4551 para mais informações e agendamento.
A unidade de São Paulo será a terceira da rede, somando-se aos centros já em operação no Rio de Janeiro, no bairro de Benfica (próximo à Favela do Tuiuti) e em Niterói (próximo à Favela do Caramujo).
Sobre a DiversiGames
Iniciativa de impacto social e digital que promove acesso à cultura gamer, a DiversiGames apresenta uma proposta inovadora, como um hub que transversaliza ações de ESG e Games e apresenta o universo dos games a pessoas interessadas – e fascinadas – pelos jogos eletrônicos mas com pouco ou nenhum recurso para usufruir deste entretenimento que oferece diferentes possibilidades de formação e experiências.
O projeto
O projeto incentiva a criatividade dos participantes, permitindo a criação de jogos, histórias e conteúdos; conscientiza alunos e alunas sobre questões sociais importantes como preconceito, discriminação, saúde mental e meio ambiente; e gera oportunidades de trabalho e carreira aos jovens que desejam seguir como desenvolvedores, testadores, designers de jogos, jogadores ou casters, entre outras funções.
Além disso, desenvolve aptidões como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, empatia e habilidades sociais através de atividades de jogos multiplayer.
FSA CAIXA:
Criado em 2010, o Fundo Socioambiental CAIXA tem como objetivo apoiar projetos e investimentos de caráter social e ambiental que se enquadrem nos programas e ações da empresa e que sejam vinculados ao desenvolvimento sustentável.
Desde sua criação, o FSA CAIXA investiu mais de R$ 474 milhões em 228 projetos nas mais diversas linhas temáticas, com mais de 50 milhões de beneficiários diretos e indiretos. Atualmente, são 16 projetos em execução pelo Fundo.

Games é Semana Pop
Fonte: N9ne Cats
Saiba mais em: Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini
Veja mais vídeo: Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club
Veja também: Parárraiá recebe 150 mil pessoas
Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine
Acesse o Site de Yuri Mine
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.