Molchat Doma, o retorno da banda bielorrussa ao Brasil acontece dia 15 de novembro, no Tokio Marine Hall, em uma realização da 30e

Pós-punk sombrio, imersivo e dançante, com nuances que poderiam facilmente embalar uma pista de dança dos remotos anos 1980.
É assim que o trio paulistano Jenni Sex define a sua sonoridade que, agora, volta a ser banda de abertura do Molchat Doma na apresentação única que o grupo de Belarus faz no Brasil — repetindo a mesma dobradinha de 2022, quando os bielorrussos se apresentaram no país pela primeira vez.
Agora, este reencontro acontece no dia 15 de novembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O show é uma realização da 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, e restam poucos ingressos disponíveis no site da Eventim (acesse aqui).
Um dos representantes da força do underground brasileiro, o trio Jenni Sex aposta em um post-punk carregado de atmosferas densas e intensas.
Formada por Oliveira Helders (vocal, guitarra, efeitos), Danilo Lima (baixo, efeitos) e Caliban (bateria), a banda tem conquistado espaço no Brasil e no exterior com seu mais recente álbum Healing Kiss (2023), lançado pelo selo Wave Records.
O grupo ecoa influências de Bauhaus, Joy Division e The Chameleons, com guitarras hipnóticas, sintetizadores densos e letras enigmáticas, ao mesmo tempo em que imprime identidade própria e contemporânea à cena dark wave.
Já a estrela da noite, Molchat Doma, é um grupo que emergiu do underground pós-soviético para se tornar um fenômeno cult em escala global.
O seu estilo musical integra batidas eletrônicas carregadas de melancolia e camadas densas de sintetizadores com letras que ecoam o vazio urbano e existencial.
“Em nossas músicas, transmitimos o lado sombrio da pessoa – os momentos depressivos, tristes e ansiosos”, conta Roman Komogortsev, um dos fundadores da banda, ao jornal inglês The Guardian.
Komogortsev
Quando Komogortsev (guitarra, sintetizador e bateria eletrônica), Egor Shkutko (voz) e Pavel Kozlov (baixo e sintetizador) se uniram em Minsk, Belarus, em 2017, provavelmente não imaginavam que sua música tocaria emocionalmente tantas pessoas ao redor do mundo.
O Molchat Doma conseguiu capturar um elemento profundamente enraizado na cultura eslava — a angústia existencial, tema que Dostoiévski já explorava em suas obras no século 19.
Foi essa conexão com um sentimento tão atemporal, aliado a uma sonoridade marcante, que levou a banda a se apresentar nas principais casas de shows da Europa e dos Estados Unidos, incluindo uma performance no Coachella, um dos festivais de música mais importantes do mundo, em 2022.
Na discografia da banda estão os álbuns С крыш наших домов (Dos Telhados de Nossas Casas), de 2017; Этажи (Andares), de 2018; Монумент (Monumento), de 2020; e, finalmente, Белая Полоса (Listra Branca), lançado em setembro de 2024. Uma das composições que representa bem a energia proposta pelo grupo para seu repertório é “Судно (Борис Рыжий)” (“Comadre – (Boris Ryzhy)”), faixa do segundo álbum, Этажи (Andares), de 2018, que pega emprestada sua letra de um poema do poeta russo Boris Ryzhy e fala sobre uma pessoa que passa os últimos dias de sua vida em um lugar para doentes terminais.
A canção viralizou no TikTok em 2020, acompanhando vídeos que costuram clipes de ruas desertas do antigo Império Soviético — com arquitetura brutalista austera em uma “estética do Leste Europeu” romantizada.
Do mesmo disco, veio também “тоска” (“Anseio angustiante”, em tradução livre), nome de um conceito emocional tipicamente russo e sem tradução, mas que pode ser definido por uma profunda angústia espiritual sem causa específica, um desejo doentio que abrange melancolia, nostalgia e tédio; contudo, é maior do que a soma de todas essas partes.
A publicação americana
A publicação americana especializada em música Pitchfork fez uma investigação, em 2020, sobre o sucesso do Molchat Doma que, apesar da distância linguística, atrai fãs jovens do mundo inteiro.
Não há uma resposta específica para tal identificação com o público, mas pode ser explicada pela crescente presença do arquétipo “doomer” na sociedade.
Tal termo surgiu em 2018 e retrata um ser humano niilista (alguém que acredita que a vida carece de sentido, propósito ou valor objetivo) de 20 e poucos anos cujo desespero em relação ao mundo o faz se afastar da sociedade tradicional.
“A áspera penumbra da estética soviética pode ser um alívio das paisagens vibrantes e hipersaturadas da América consumista.
Pelo menos a melancolia parece honesta”, afirma a publicação, embora a aplicação do termo “doomer” tenha se expandido.
O Molchat Doma iniciou os trabalhos de 2025 com uma longa passagem pelos Estados Unidos. Foram mais de 30 shows por lá entre janeiro e março deste ano.
A banda ainda teve apresentações na Turquia, Grécia, Hungria, Itália, Polônia e Países Baixos durante o verão europeu e agora segue para o México e América do Sul.
MOLCHAT DOMA @SÃO PAULO
Realização: 30e
Data: 15 de novembro de 2025
Local: Tokio Marine Hall – R. Bragança Paulista, 1.281 – Várzea de Baixo – São Paulo/SP
Horário de abertura da casa: 18h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Setores e preços:
Camarote – R$ 160,00 (meia-entrada legal) | R$ 320,00 (inteira)
Pista – R$ 180,00 (meia-entrada legal) | R$ 360,00 (inteira)
Frisa – R$ 200,00 (meia-entrada legal) | R$ 400,00 (inteira)
Pista Premium – R$ 210,00 (meia-entrada legal) | R$ 420,00 (inteira)
Cadeira Alta – R$ 250,00 (meia-entrada legal) | R$ 500,00 (inteira)
Vendas online em: http://eventim.com.br/MolchatDoma
Bilheteria oficial:
Bilheteria A – Rua Palestra Itália, 200- Água Branca – São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado: 10h às 17h
*Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.
Sobre a 30e:
A 30e é a maior e a mais relevante companhia brasileira de entretenimento ao vivo.
Com a missão de entregar felicidade e criar memórias inesquecíveis, a empresa tem a inovação, a excelência e as pessoas no centro de tudo o que faz.
E, desta forma, a 30e ganhou reconhecimento global como a nova geração do setor.
A companhia construiu credibilidade junto ao mercado e ganhou a confiança dos artistas internacionais e nacionais, além dos fãs de música.
Já realizou shows de Paul McCartney, System of a Down, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon no país.
Como uma empresa 100% brasileira, a 30e tem as credenciais necessárias para dimensionar os artistas nacionais e idealizou tours que transformaram a perspectiva do showbiz no Brasil.
A turnê Titãs Encontro, a SUPERTURNÊ do Jão, a despedida do Natiruts dos palcos e, agora, a última turnê de Gilberto Gil, TEMPO REI, são exemplos disso.
A companhia realiza mais de 200 eventos por ano e tem a projeção de impactar 4 milhões de pessoas em 2025 — sempre desenvolvendo o seu posicionamento de “Delivering Happiness”.
Music On é Semana Pop
Fonte: Comunicação – 30e
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