Pesquisadora Carla Conti, natural de Passos (MG), lança “Caminho de Coragem” na Flip 2025 com reflexões sobre burnout, liderança feminina e saúde mental

A Flip 2025 será palco do lançamento de Caminho de coragem, novo livro da escritora e pesquisadora Carla Conti, que propõe uma reflexão potente sobre liderança feminina, burnout e autocuidado a partir das metáforas das caminhadas de longo curso.
Doutora em Políticas Públicas e com vasta experiência como gestora educacional, a autora compartilha vivências transformadoras em rotas como o Caminho de Santiago (Espanha/Portugal) e o Caminho de Cora Coralina (Goiás), articulando autobiografia, filosofia e temas contemporâneos do mundo corporativo.
Com linguagem fluida e acessível, a obra aproxima o leitor das virtudes do peregrino — curiosidade, outrospecção, renúncia e ação — para pensar as habilidades essenciais da liderança no século XXI.
“Estava tão sem paciência com as pessoas que antecipava a fala delas, não as ouvia, não acreditava em ninguém”, relata Carla em um dos trechos, ao narrar o esgotamento emocional que a levou a buscar nas caminhadas um caminho possível de cura e reconexão.
A saúde mental no trabalho, o impacto do burnout e a importância de preservar espaços pessoais são temas estruturantes do livro.
“Sentia que aquele não era mais o meu lugar.
Me deixei afetar por situações fora do meu alcance e, de repente, me vi incapaz de continuar”, confessa a autora, que dirigiu o Campus de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás por oito anos.
“Caminho de coragem” será lançado na Casa Escreva, Garota! (Travessa Gravatá, 56 C/D), com duas ações durante a programação da FLIP: no dia 1º de agosto, das 13h às 15h30, Carla participa do bate-papo “Viajar e escrever: embarque conosco nesta jornada” ao lado das escritoras Lucia Bastos, Carla Conti, Lucia Sider e Eclésia de Oliveira.; e no dia 2 de agosto, das 8h às 12h e das 16h às 18h, recebe o público em sessões de autógrafos e encontros com leitores.
Escrito no contexto
Escrito no contexto do pós-pandemia, o livro também mergulha nos impactos da reestruturação das relações de trabalho e no luto coletivo, sem perder o tom esperançoso. “Coragem é respeitar seu tempo.
Passos pequenos nos levam longe”, diz Carla, que se inspira em nomes como Brene Brown e Frédéric Gros para articular pensamento crítico com escuta sensível.
A autora defende que marcar presença política, inspirar outras profissionais e disputar espaços de poder são atos de coragem que não se restringem ao ambiente de trabalho.
“Liderança não se restringe ao trabalho: está em casa, na sala de aula, nos grupos sociais”, afirma.
O livro também dialoga com o feminismo, com destaque à luta por equidade de gênero e ao enfrentamento das violências digitais — tema de sua pesquisa no mestrado em Educação.
Publicada pela Editora Scotti, responsável também pelas edições em espanhol e italiano, a obra já rendeu à autora o prêmio de Agente Cultural em Inhumas (GO), concedido via Política Nacional Aldir Blanc.
Sobre a autora
Carla Conti é doutora em Políticas Públicas (UFRJ) e pós-doutora em Gestão da Informação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e no mestrado em Educação, pesquisa direitos humanos, gênero e tecnologias digitais.
Natural de Passos (MG), vive em Inhumas (GO), onde se dedica à escrita de livros que unem desenvolvimento pessoal e crítica social.
Caminho de coragem é seu primeiro trabalho com linguagem voltada ao público corporativo, após anos publicando obras acadêmicas.
Literatura é Semana Pop
Fonte: com.tato – curadoria de comunicação
Saiba mais em: Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini
Veja mais vídeo: Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club
Veja também: Parárraiá recebe 150 mil pessoas
Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine
Acesse o Site de Yuri Mine
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.