Cia. Noz festeja seus 20 anos de trajetória com apresentações gratuitas

Conhecida por explorar diversas linguagens em seus espetáculos, como teatro, dança, animação de objetos, música e artes plásticas, a Cia. Noz comemora seus 20 anos de estrada com duas apresentações de dois de seus trabalhos, além de uma oficina, em São Paulo.
Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Paulo Eiró, nos dias 21 e 26 de junho de 2025.
Criado pelo grupo em 2005, o espetáculo “Oras Bolas” nasce de uma experiência lúdica com bolas de diferentes tipos e tamanhos, brinquedos, formas geométricas e outros objetos, que são ressignificados para dar origem a pequenas histórias.
Assim, nascem os personagens Menino Quadradinho e Menina Triângulo.
A princípio, o menino brinca apenas com sua caixa, em alusão à fase na qual a criança descobre seu entorno brincando sozinha.
No decorrer do espetáculo, ele passa a interagir com formas redondas, bolas que flutuam e outras formas geométricas, de maneira lúdica, até chegar o momento em que o pensamento egocêntrico é deixado de lado, e interage com o espaço à sua volta.
A trilha sonora da peça mistura diálogos relâmpagos, trechos musicais cantados ao vivo e outros, todos compostos especialmente para a encenação.
Já “Papinha”, criado pela Cia. Noz em 2022, trata-se de uma história de amizade e superação de diferenças.
Na trama, todas as papinhas dos bebês desapareceram misteriosamente da cidade, deixando mamães e papais desesperados.
Uma criança curiosa descobre que, por trás deste mistério, está Papinha, uma pequena monstra com um grande problema: um dente mole que não pára de doer e a impede de comer sua comida de monstro.
A monstrinha acaba ultrapassando o limite de seu mundo em busca de comida de bebê, pois estas não machucam seu dente mole.
No mundo
Ao entrar no mundo dos humanos, encontra a criança que a ajuda a resolver o doloroso problema que está enfrentando. Juntas, descobrem as diferenças entre seus mundos.
A monstra Papinha e a criança, representados por bonecos, apresentam seus diferentes pontos de vista a respeito dos mesmos acontecimentos.
O medo é um importante mecanismo de defesa e de proteção.
Mas, muitas vezes, o combustível do medo é a imaginação – algo que a criança tem em abundância e é exatamente esse o contexto do espetáculo.
A peça busca trazer à tona questionamentos a respeito do medo, das diferenças e do que é novo.
Os bonecos, cenários, figurinos e adereços são inspirados nas estéticas das obras de Pablo Picasso, com cores e formas das fases do artista (fase azul, fase rosa, fase cubista e fase cubista analítica).
A combinação dos módulos geométricos do cenário permite enfatizar determinadas atmosferas, são articulados de modo que o cenário todo seja tomado pela paleta de cores das fases do artista.

Sobre a Cia Noz de Teatro
Criada em 2004, a Cia Noz une teatro, dança, animação de objetos, música e artes plásticas, investigando novos materiais e possibilidades cênicas.
Com direção de Anie Welter, a companhia desenvolve suas criações por meio de pesquisa colaborativa, envolvendo atores, bailarinos, músicos e artistas plásticos.
Em duas décadas de atividades, o grupo apresentou sete espetáculos, incluindo “Oras Bolas”, “Papinha”, “Cocô de Passarinho”, “100 + Nem Menos” e “Pop”, que foram vistos por mais de 180 mil espectadores.
Serviço
Espetáculos da Cia. Noz em São Paulo
Teatro Paulo Eiró: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Ingressos: gratuitos
Classificação: Livre
Papinha
Quando: 21 de junho de 2025, sábado, às 16h
Sinopse:
Misteriosamente, todas as papinhas dos bebês desaparecem da cidade, deixando mamães e papais desesperados.
Uma criança curiosa descobre que por trás deste mistério está Papinha, uma pequena monstra com um grande problema: um dente mole que não para de doer e a impede de comer comida de monstro. Juntas, descobrem as diferenças entre seus mundos.
Ficha Técnica: Direção e Coordenação Geral: Anie Welter | Criação: Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (Laís Trovarelli, Maiara Roquetti, Regina Arruda, Rodrigo Sampaio, Jota Rafaelli, Igor Armucho, Vanessa Balsalobre e Anie Welter) | Assistência de direção (fase 1): Jota Rafaelli.
Elenco: Igor Armucho, Maiara Roquetti, Regina Arruda, Vanessa Balsalobre | Música original: Morris Picciotto | Produção musical: Yvo Ursini | Desenho de luz: Rafael Petri | Operação de luz: Roseli Marttinely | Contrarregragem: Valcrez Siqueira | Direção de arte, figurinos e bonecos: Laís Trovarelli e Anie Welter | Costureiras: Cidinha André (figurino) e Eneida Lopes Balsalobre (patchwork cenário) | Perucas: Tetê Ribeiro | Adereços: Cia Noz e Daniel Sapiência | Boneco: Anie Welter e Laís Trovarelli | Produção: MoviCena Produções | Duração: 45 minutos
Oras Bolas
Quando: 22 de junho de 2025, domingo, às 15h
Sinopse: Os personagens “Menino Quadradinho”, “Menina Triângulo” e “Menino Redondinho” se relacionam a partir de suas diferenças.
O “Menino Quadradinho” brinca apenas com sua caixa, aludindo à fase autocentrada da criança, onde ela brinca somente consigo mesma.
Num universo de bolas de todos os tipos (animadas, como figurinos, em luz negra brilhando e dançando) sua curiosidade o leva a interagir com outras formas geométricas de forma lúdica e divertida.
Ficha Técnica:
Concepção e Direção Geral: Anie Welter | Música Original: Morris Picciotto e Dan Maia | Cenário, Figurino e Bonecos: Cia Noz de Teatro, Dança e Animação | Elenco: Carol Tello, Zi Arrais, Maiara Roquetti, Igor Armucho, Pedro Falco e Vanessa Balsalobre | Produção: MoviCena Produções | Operação de luz: Valcrez Siqueira | Duração: 45 minutos

Teatro é Semana Pop
Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Saiba mais em: Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini
Veja mais vídeo: Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club
Veja também: Parárraiá recebe 150 mil pessoas
Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine