Conheça os speakeasies mais exclusivos e surpreendentes do planeta

O surgimento do conceito de “bar secreto” não veio apenas da necessidade de se criar algo novo e que mexa com o imaginário do consumidor, mas possui também um contexto histórico. Em meados dos anos 20, entrou em vigor nos Estados Unidos a 18ª Emenda Constitucional, que nada mais era do que uma Lei Seca que tinha por objetivo proibir toda bebida com teor alcoólico superior a 0,5%. Tal lei foi estabelecida por pressão de grupos religiosos, visando à redução da criminalidade. Diante disso, bares clandestinos, conhecidos como speakeasies, surgiram com o objetivo de driblar as restrições de venda de álcool proposta pela lei que perdurou por mais de dez anos, sendo revogada em 1933.
Hoje, em diversos lugares do mundo, e no Brasil não é diferente, essa proposta continua em alta. Fazendo alusões a esse contexto histórico, abusando de referências e sempre trazendo uma mixologia de qualidade e chefs conceituados, esses bares continuam a existir e a fazer muito sucesso nas principais metrópoles, proporcionando uma experiência exclusiva.
Abaixo, veja lista de alguns dos principais bares secretos mais fascinantes:
1 – Sweet Secrets – São Paulo, Brasil
“Camuflado” por uma fachada de loja de doces – por isso a referência no nome que, em português, significa doce segredo –, o Sweet Secrets remonta o cenário dos bares americanos de 1920, esbanjando peculiaridades e uma decoração inusitada para os frequentadores de onde funciona um clube de membros e espaço para eventos corporativos.
Logo na entrada, após passar pela fachada criativa e toda colorida, o visitante é levado para um universo cheio de magia, sendo convidado a fazer a “passagem” para o bar em um carrossel, podendo ou não subir no cavalo conforme seu desejo e inspiração momentânea.
A maior parte do cardápio é assinada pelo Chef Luiz Filipe, com uma estrela michelin pelo Evvai. Ele também apoiou a casa na consultoria e estruturação da cozinha e da equipe gastronômica. O Sweet mantém uma boa parte dos pratos criados por ele, mantendo a essência do início da casa, mas novos pratos também são assinados pelo atual Chef, Erick Lorran, entendendo a necessidade de manter novidades contínuas aos frequentadores.
Na mixologia, foi selecionado Aaron Diaz para consultoria, considerado por muitos o melhor mixologista do mundo, e também ajudou com a estruturação do bar, contratação, treinamento e assinou a carta de drinks autorais, os quais são servidos em peças de arte criadas a mão para o projeto. Matheus Cunha é o atual mixologista e é considerado um dos 10 melhores bartenders do mundo, com mais de 20 anos de experiência e uma reputação internacional na coquetelaria.
2. The Back Room – Nova York, EUA
Localizado no Lower East Side de Manhattan, o Back Room é um dos bares secretos mais históricos de Nova York. Trata-se de um legítimo bar secreto dos tempos de Lei Seca, pois funcionava como um dos muitos speakeasies da época. Nos dias de hoje, continua a oferecer uma experiência imersiva com a proposta de entrar por uma porta discreta, a mesma de 85 anos atrás, e com a sensação de ser parte de algo escondido.
A decoração elegante e os drinques servidos em xícaras de chá ou garrafas de leite fazem referência ao passado proibido da década de 20, quando o bar tinha entre seus principais frequentadores atores de cinema e teatro e gângsters conhecidos da época que usavam o espaço para reuniões de negócios. Hoje em dia, os personagens mudaram, mas a energia e o ambiente de um bar secreto continuam vivos e é muito comum encontrar celebridades da música ou atores no local.
3. The Alchemist – Londres, Reino Unido
Com um nome que remete à alquimia e à transformação, o The Alchemist está situado em uma discreta rua do distrito de Londres, sendo que, exatamente por conta de todo esse clima místico e teatral, os bartenders criam drinks que são “quase mágicos”, nas artes obscuras da mixologia molecular.
Desde coquetéis, fumos até apresentações com moléculas e ingredientes exóticos, esse bar secreto oferece um tipo de experiência sensorial peculiar, tudo ambientado em uma das cidades que é considerada entre as mais vibrantes do mundo. Localizado a poucos passos da estação Monument, o local oferece um menu para o dia todo, com opções para café da manhã, almoço ou jantar.
4. The Vault – Hong Kong, China
Representando o continente asiático nessa rota de maravilhas, mistérios e inovações, não poderia faltar o The Vault, bar secreto de Hong Kong, situado no subterrâneo de um luxuoso restaurante e esbanjando beleza e sofisticação.
Para chegar até o local, os visitantes, a exemplo de outros speakeasies mencionados acima, também precisam passar por uma porta discreta, recebendo um coquetel autoral, que os aguarda em um ambiente elegante e intimista. O bar oferece uma experiência de drinques personalizados da casa, criados para todos os gostos e preferências de cada cliente.
Lifestyle é Semana Pop
Assista o programa especial sobre alguns astros de Hollywood, animes imperdíveis e séries de terror de dar medo
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





