Obra no Sesc Belenzinho traz retratos históricos animados

Guilherme Bretas usa deepfake para dar vida a fotos de trabalhadores negros

Fotos são projetadas na fachada do galpão do Sesc Belenzinho
Fotos são projetadas na fachada do galpão do Sesc Belenzinho

O Sesc Belenzinho expõe, até o dia 28 de fevereiro, a obra inédita em videomapping “3×4: Memória do Trabalho Negro”, do artista visual Guilherme Bretas. Feita a partir de acervo fotográfico do Centro de Memória da Fundação Bunge, a obra cria animações dos retratos de documentos antigos de trabalhadores negros das fábricas e moinhos pertencentes à Bunge no início do Século XX. Por meio da técnica de deepfake, inteligência artificial capaz de animar imagens estáticas, as fotos serão projetadas na fachada do galpão da unidade. A iniciativa faz parte do projeto Entre Mídias, que convida o público a explorar como diferentes formas de mídia se conectam e transformam a realidade.

“É uma alegria para nós contribuirmos com essa intervenção artística tão importante do ponto de vista histórico e cultural. Com mais de 30 anos de atuação, o Centro de Memória da Fundação Bunge é pioneiro na preservação da memória empresarial do país e mantém acessível ao grande público mais de 1,6 milhão de documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, que narram não apenas a história da Bunge, mas a evolução dos valores, costumes e modos de organização da sociedade brasileira”, afirma Viviane Morais, historiadora do Centro de Memória, mantido pela Fundação Bunge.

Graduando em Arquitetura pela FAU-USP, Guilherme Bretas é artista visual e pesquisador do projeto Demonumenta, da própria faculdade, que aborda a colonialidade embarcada nas instituições, monumentos, arquiteturas e acervos públicos. O artista tem como tema principal de seu trabalho a Imagética da Memória, conjugando política, tecnologia e história em diversos formatos. Entre suas obras, se destaca a criação de deepfakes, que transforma rostos de pessoas afro-indígenas retratados há mais de 150 anos em vídeos animados.
SERVIÇO

Intervenção artística “3×4: Memória do Trabalho Negro”

Até 28/02

Terça a sexta, das 10h às 21h – Domingo até as 18h

Gratuita

Exposição é Semana Pop

Assista o programa especial sobre alguns astros de Hollywood, animes imperdíveis e séries de terror de dar medo

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora: IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário