Janeiro é um mês que é tradicionalmente recheado de grandes lançamentos.
Já reparou que o começo do ano sempre traz aquele cheirinho de pipoca do cinema? Pois é, este é um mês que normalmente grandes blockbusters, aqueles filmes que arrasam nas bilheterias e entram para a história, estão em cartaz. Vamos dar uma olhada em alguns deles?
Rambo: Programado para Matar estreou no Brasil em dezembro de 1982. Estrelado por Sylvester Stallone, consolidou o ator como astro de filmes de ação. O longa também é a estreia do personagem, um ex-soldado das forças especiais que sofre com o transtorno de estresse pós-traumático após a Guerra do Vietnã.
A história começa quando Rambo, chega a uma pequena cidade no interior dos EUA e é injustamente hostilizado pela polícia local, liderada pelo xerife Teasle. Ao ser detido de maneira abusiva, Rambo reage e acaba causando um confronto com a lei. Fugindo para a floresta, ele usa suas habilidades militares para escapar, sendo caçado pela polícia e pelo exército. O filme foi aclamado por abordar o tratamento dado aos veteranos de guerra e a hostilidade policial.
Rambo, programado para Matar está disponível na Netflix e Amazon Prime video
Já em 1939, estreava …E o Vento Levou, que se tornaria um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema.
Ele é um épico histórico que se passa durante a Guerra Civil Americana e a reconstrução do Sul dos Estados Unidos, seguindo a vida de *Scarlett O’Hara, uma jovem rica e determinada da Geórgia, que luta para manter sua plantação e sua vida de luxo enquanto os Estados Unidos são devastado pela guerra.
Durante a guerra e os anos que se seguem, Scarlett enfrenta perdas pessoais, incluindo a destruição de sua plantação e a morte de entes queridos. Ela se vê envolvida com Rhett Butler (Clark Gable), um homem carismático e rebelde, com quem começa um relacionamento turbulento e cheio de altos e baixos. A história explora não apenas o romance entre os dois, mas também o impacto da guerra na vida de todos os personagens, incluindo questões de classe, raça e sobrevivência.
O longa recebeu 10 Oscars e seu impacto cultural foi imenso, não só no cinema, mas em toda da cultura pop das décadas seguintes.
E o Vento Levou está disponível na Max
O Lançamento de Superman: O Filme em 1978, marcou o início dos grandes filmes de super-heróis.
Estrelado por Christopher Reeve, o filme apresenta a origem do personagem e sua transformação no herói conhecido como Superman.
O filme começa com a destruição do planeta Krypton, onde Jor-El (Marlon Brando), envia a seu filho para a Terra antes que o planeta natal exploda. O bebê é adotado por uma família no interior dos Estados Unidos, os Kent. Enquanto cresce, ele descobre que possui habilidades extraordinárias, como força sobre-humana, a capacidade de voar e visão de raios-X.
Já adulto, Clark se muda para Metrópolis, onde trabalha como repórter no jornal Planeta Diário e se disfarça como o tímido e desajeitado, para esconder sua identidade secreta. Mas quando a cidade é ameaçada por Lex Luthor (Gene Hackman), Clark assume a identidade de Superman, o herói capaz de salvar o mundo e proteger os inocentes.
O filme também explora o romance entre Clark e Lois Lane (Margot Kidder), a jornalista destemida que se apaixona por Superman, sem saber quem ele realmente é.
Superman: O Filme está disponível na Max
Em 2001 estreava O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, o início da trilogia épica de Peter Jackson.
Baseada nos livros de J.R.R. Tolkien, este épico de fantasia é um dos maiores sucessos da história do cinema, tanto em termos de bilheteira quanto de crítica, e é amplamente considerado uma obra-prima do gênero.
A história se passa na Terra-média, um mundo fictício repleto de diversas raças, como elfos, anões, orcs e hobbits. O protagonista é Frodo Baggins, um hobbit que vive uma vida tranquila na pacífica vila do Condado. Sua vida vira de cabeça para baixo quando recebe um anel mágico do tio Bilbo, sem saber que aquele objeto é o Anel do Poder forjado pelo Senhor das Trevas Sauron para dominar todo o mundo.
O anel tem grande poder e corrompe aqueles que o possuem e para destruí-lo, Frodo embarca em uma jornada perigosa com a ajuda da Sociedade do Anel, composta por Aragorn, Gimli, Legolas, Gandalf, Boromir e seus amigos hobbits Sam, Merry e Pippin.
Durante o percurso, eles enfrentam inimigos e outras ameaças que tentam impedir o sucesso da missão. Além disso, a lealdade do grupo é testada à medida que o poder do anel começa a corromper seus membros.
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel está disponível na Max e na Amazon Prime Video
No Natal de 1997, Titanic, de James Cameron, chegava aos cinemas. Combinando uma história de amor com a tragédia real do naufrágio do RMS Titanic, o filme se tornou um fenômeno cultural e uma das maiores bilheteiras de todos os tempos.
A história é contada a partir de uma narrativa dupla. No presente, uma velha senhora chamada Rose vê uma notícia sobre os destroços do Titanic e relembra sua própria experiência a bordo do navio. Ela conta sua história a um explorador chamado Brock, que está procurando por um colar valioso que se perdeu no naufrágio.
De volta a 1912, quando o Titanic, está fazendo sua viagem inaugural, Rose (Kate Winslet) é uma jovem rica e prometida a Cal (Billy Zane), um homem possessivo e arrogante.
Enquanto isso, Jack (Leonardo DiCaprio), um artista pobre, ganha um bilhete para o navio em um jogo de cartas. Ele conhece Rose durante a viagem e, apesar das diferenças de classe social, eles se apaixonam. Porém, a relação entre eles é desafiada pelas expectativas sociais e pelo destino trágico que aguarda o navio.
Quando o Titanic colide com um iceberg, o romance é posto à prova em meio ao caos, à luta pela sobrevivência e à tragédia do naufrágio. A história é tanto uma saga de amor quanto uma narração da luta pela vida durante uma das maiores catástrofes marítimas da história.
Filmes é Semana Pop
Assista o programa especial sobre Nicolas Cage, Jogos de Corrida e Filmes de Sobrevivência
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.