Hellboy e o Homem Torto chega ao streaming. Vale a pena ver?

Este não é seu melhor filme, mas se gosta do vermelhão, vale muito a pena conferir esse reboot

Se Hellboy de 2019 te fez desistir do personagem, esta nova interpretação do criador/roteirsta Mike Mignola é um alívio. Talvez por causa do envolvimento dele, este é o filme mais fiel aos quadrinhos que Hellboy já teve. De fato, o filme é uma adaptação direta da série de quadrinhos de três edições de Mignola e do artista Richard Corben, que foi publicada pela primeira vez em 2008.

HQ original de Hellboy
HQ original de Hellboy

O Homem Torto se passa nos Apalaches, em 1959. A trama mostra nosso herói meio humano, meio demônio (Jack Kesy, arrasando na combinação sarcasmo e alma) se unindo a uma agente novata do Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal, Bobbie Jo Song (Adeline Rudolph) para investigarem acontecimentos estranhos em uma pequena cidade que é cercada por bruxas e pelo maligno Homem Torto (Crooked Man), uma figura diabólica que capturou a alma do ex-soldado Tom Ferrell (Jefferson White).

Num início previsível e coincidente, Tom volta a sua cidade natal para ver seu pai, en um povoado cheio de névoa e escuridão, com pregadores cegos e cheio de almas penadas, o longa inicia a trama de terror com uma bruxa retornando à sua pele humana após assumir a forma de gambá à noite para farejar pela floresta.

Hellboy (Jack Kesy) e Bobbie Jo Song (Adeline Rudolph)
Hellboy (Jack Kesy) e Bobbie Jo Song (Adeline Rudolph)

O filme está ótimo em sua primeira metade, que oferece uma fotografia excelente mas à medida que a trama avança, começam as batalhas e os problemas. Os efeitos de computador não são dignos de um filme de hollywood do calibre que Hellboy merecia, além de algumas soluções rápidas de roteiro que não ajudam no desenvolvimento da história.

O filme não é de todo ruim, pelo menos para mim que sou fã do chifrudo cerrado, mas peca em alguns aspectos, entre eles o cuidado com os efeitos especiais. A história é boa, mas parece que foi “acelerada” para encaixar no tempo do filme e deixa muitas lacunas. O lado bom é que mostra o potecial de Hellboy para longas de suspense e mistério, indo muito além dos clásicos de ação de Guillermo del Toro (Hellboy de 2004 e Hellboy: The Golden Army de 2008).

Nos resta agora torcer para que os próximos longas, sejam no cinema ou direto para o streaming, onde talvez possamos acompanhar um Hellboy ainda nos anos anos 60 com o tema guerra fria, e avançando para as décadas seguintes.

Alerta de Spoiler: Se você não assistiu, cuidado ao ler os próximos parágrafos!

Hellboy liberta Tom?

No final do filme, Tom e Hellboy vão atrás do Homem Torto pela floresta para matá-lo. Eles chegam a uma mansão abandonada, onde Hellboy começa a ter visões, incluindo de sua mãe, Sarah, enquanto Tom enfrenta Effie com um osso de gato mágico, jogando-a para fora da janela.

Hellboy e Tom
Hellboy e Tom

Ao mesmo tempo, Jo e o Reverendo Watts vão para as minas. Watts aparentemente é morto, mas Jo consegue lançar um feitiço usando suas lembranças mais dolorosas. Isso faz a aranha demoníaca do início do filme encolher até seu tamanho normal, o que quebra a magia negra da área. Com isso, Hellboy sai das suas visões completamente confuso.

Enquanto isso, Tom joga uma bola mágica na boca do Homem Torto, enfraquecendo o vilão. Hellboy, já recuperado, o espanca e o joga escada abaixo. Mesmo assim, o Homem Torto ainda provoca a dupla, então Hellboy atira na cabeça dele, que explode em uma chuva de moedas, cada uma representando uma alma. Hellboy pega a moeda mais brilhante e entrega a Tom, simbolizando sua libertação do controle do Homem Torto.

O que aconteceu com Effie Kolb?

Hellboy peca nos efeitos
Hellboy peca nos efeitos

Saindo da mansão, Tom e Hellboy caminham pela floresta e escutam alguns gemidos. Eles encontram a bruxa má Effie Kolb (Leah McNamara) encolhida atrás de uma árvore, mas agora, ela parece ter envelhecido bastante e virou uma velha, provavelmente sua verdadeira aparência (no começo do filme, Tom comenta que ela não envelhecia havia anos). O soldado se aproxima dela segurando o freio que seu pai teve que usar quando foi transformado no cavalo de Effie no início do filme. A cena seguinte não mostra o que acontece exatamente, mas a última imagem do filme é de um cavalo branco, que sugere ser Effie, agora transformada, com a frase “cuidado, eu sou uma bruxa” pintada em seu corpo.

Hellboy e Jo terão um romance?

Hellboy: pode vir quente que eu estou fervendo
Hellboy: pode vir quente que eu estou fervendo

Hellboy e Jo deixam a cidade, refletindo sobre o fim dos anos 1950. Em um momento raro de animação, Hellboy comenta: “Sinto que tempos melhores estão por vir.” Jo avista um telefone e liga pedindo ajuda, e logo um helicóptero aparece para buscá-los. A última cena mostra os dois no helicóptero a caminho de casa, com Jo se aconchegando em Hellboy, que fica um pouco surpreso com o gesto, mas parece gostar da atenção.

Hellboy e o Homem Torto está disponível da Amazon Prime Vídeo

 

Filmes é Semana Pop

Assista o programa com os melhores filmes de terror

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora: IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário