Projeto AstraZeneca Viva a Cultura

Projeto AstraZeneca Viva a Cultura! oferece masterclass gratuita sobre a importância da arte para a saúde humana

Projeto AstraZeneca Viva a Cultura
Foto: Divulgação

O projeto AstraZeneca Viva a Cultura!, apresentado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela AstraZeneca e idealizado pelo Instituto Dançar, realiza em parceria com o Núcleo Horizonte Azul uma masterclass sobre a importância da arte para a saúde da humanidade.

O encontro será ministrado por Ivone Nunes da Silva Santa, mestre em Ciência da Saúde pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através de seu estudo “A Arte da Medicina: Caminho Científico de Goethe a Steiner e a Educação terapeuta no Processo Social”.

A masterclass é gratuita, aberta ao público, com foco em estudantes, professores e profissionais da saúde.

O encontro acontece na Associação Comunitária Monte Azul (Núcleo Horizonte Azul), localizada na rua Agatino de Esparta, 25 – Jardim Horizonte Azul, São Paulo, dia 12 de setembro, quinta-feira, às 15h00. Não é necessário inscrição prévia, as entradas serão por ordem de chegada.

“Para nós, apoiar pelo 17° ano um projeto como este, é contribuir com a melhora na qualidade de vida destas crianças.

As atividades estimulam os pacientes, elevando a autoestima e contribuindo no tratamento.

O projeto, de forma lúdica, interativa e criativa, levará mais diversão e entretenimento às crianças em tratamento de saúde”, enfatiza Jorge Mazzei, Diretor Executivo de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil.

A programação destacará a Arte Terapêutica no contexto hospitalar, escolar e social, enfocando como a Cosmovisão Antroposófica, concebida por Rudolf Steiner, através da fenomenologia de Goethe, Jonas Bach, pesquisam novos paradigmas para colaborar com a ciência.

A palestra abordará a prática da força humanizadora em espaços sociais, na relação entre o ser humano e a natureza, e na conexão do indivíduo consigo mesmo, ressaltando a importância da arte para a saúde da humanidade.

“A masterclass na Associação Monte Azul será muito interessante, considerando que as artes na medicina e na educação tem um impacto primordial.

A fenomenologia na arte contribui para o desenvolvimento da saúde humana, contando com esforços de múltiplos estudiosos para, em comum, reunirem saberes e conhecimentos nesse sentido”.; relata Ivone Nunes da Silva Santa.

Projeto AstraZeneca Viva a Cultura
Foto: Divulgação

Sobre Ivone Nunes da Silva Santa

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, pedagoga curativa e terapeuta social, formada pela Seção Médica do Goetheanum e pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, mestra – Arte Terapia com ênfase em música pela Faculdade de Medicina da USP.

Pesquisa os benefícios da arte ligadas a Fenomenologia de Goethe e Steiner, aplicadas em ambientes hospitalares, buscando atuar e explorar a arte com uma abordagem acolhedora que fortaleça o vínculo e promova a integração do ser humano com ele mesmo, com o meio ambiente e a sociedade, promovendo Salutogênese.

Cursou Educação, Terapêutica, Pedagogia, Seminário Waldorf e atuou por 12 anos como Pedagoga Curativa e Terapeuta Social no Ambulatório Monte Azul. Cofundadora da Associação Beneficente Parsifal e, atualmente, é pesquisadora científica do Hospital Universitário da USP e Instituto da Criança da FMU.

Sobre Associação Monte Azul

A Associação Comunitária Monte Azul é uma ONG brasileira que foi fundada 1979 pela Ute Creamer junto com os moradores da Favela Monte Azul, que atua em três favelas da Zona Sul de São Paulo, M’Boi Mirim, Campo Limpo, na Medicina, nas UBSs, Casa de Parto Ângela, e se ocupa com os ensinamentos de Rudolf Steiner tendo como Centro da Antroposofia a Fenomenologia de Goethe.

Sobre a AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal, cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas.

A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.

Para mais informações, visite o site e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.

Sobre o Instituto Dançar

As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras.

Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam.

Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen.

Projeto AstraZeneca Viva a Cultura
Foto: Divulgação

Evento é Semana Pop

Fonte: MARRA COMUNICAÇÃO

Saiba mais em:   Espetáculo Internacional de Mágicas

Veja mais vídeo:   Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club

Veja também:   Parárraiá recebe 150 mil pessoas

Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine

Acesse o Site de Yuri Mine

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário